Já está à venda o novo computador de bolso. O Raspberry Pi funciona com o sistema operativo Linux e trabalha de forma semelhante à dos smartphones. Possui entradas para cartão SD, duas entradas USB uma Ethernet e está disponível em duas versões.

O Modelo B, de 35 euros, esgotou em cerca de duas horas depois do lançamento, na semana passada. Vai ser lançado, ainda, um modelo mais barato, o A (de 25 euros), apesar de nenhum dos dois estar ainda disponível em Portugal. O objetivo do Raspberry Pi é chegar a mais pessoas, daí o preço baixo e a utilização de um sistema operativo de fácil manuseamento.

A ideia para este computador surgiu em 2006, depois de professores de informática da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, terem notado a falta de contacto de estudantes com a programação informática. O “computador de bolso” permite ver filmes em alta resolução, executar processadores de texto e jogos.