A ideia do Movimento mf24 surgiu na sequência de um debate televisivo acerca do desemprego em Portugal. Um grupo de jovens decidiu desenvolver o projeto, que consiste na organização de conferências em várias cidades do país.

O objetivo deste movimento passa por ser uma ferramenta importante e diferente no combate ao desemprego, sobretudo o desemprego jovem. Para tal, serão convidados empresários e outros empreendedores, que irão partilhar experiências e incentivar iniciativas que apoiem o desenvolvimento económico. As conferências terão a duração de 24 horas e prevêm várias atividades, entre palestras e horas de convívio.

O Movimento mf24 está a ser divulgado através da rede social Facebook, onde já é possível encontrar informações sobre a primeira conferência, a realizar nos próximos dias 30 e 31, em Coimbra. Sabe-se, para já, que estão para ser agendadas outras conferências no Porto, em Tomar, em Lisboa e em Faro, mas a ideia poderá estender-se por mais cidades.

Simão Soares, de 25 anos, é um dos organizadores deste movimento e, em declarações à agência Lusa, afirma que os jovens “estão cientes do seu valor, mas não têm consciência das necessidades do mercado, estando totalmente inadaptados”. A ideia passa, portanto, por “posicionar os desempregados para outra atitude” e pela partilha de contactos entre empresários, empreendedores e desempregado, que, segundo Simão Soares, “irão, directa ou indirectamente, gerar emprego.”