Cuba está a testar uma vacina contra a Sida. Enrique Iglesias, microbiólogo cubano, explicou, em declarações à agência noticiosa Efe, durante o Congresso Internacional “Biotecnologia Havana 2012”, que a vacina denominada TERAVAC-HIV-1 tem três poteínas, uma delas criada através de engenharia genética. O objetivo é obter uma resposta celular contra o vírus, para que as células infetadas sejam destruídas.

Iglesias afirma que esta é, ainda, uma fase “muito primária” dos testes e que “não se pretende gerar falsas expetativas” sobre a sua possível eficácia terapêutica. O responsável explica que “este é o primeiro teste” realizado em humanos, pelo que se “pretende alcançar segurança”, e “observar se, após a sua aplicação, ocorrem reações secundárias, como febre, inflamação na área de inoculação ou dores de cabeça”.

Nesta investigação, que tem “ainda um longo caminho a percorrer”, colaboram biólogos, médicos e especialistas do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia e do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí, de Havana.

Os testes vão ser realizados em 26 seropositivos que ainda não estão doentes e que decidiram submeter-se à experiência de forma voluntária.