Investigadores do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (UM) descobriram que a lactoferrina, uma proteína do leite, é decisiva no tratamento e prevenção do cancro da mama.

Cancro da mama em Portugal

O cancro da mama regista, em Portugal, 4500 novos casos e 1500 mortes por ano. Apenas 1% dos casos são detetados em homens mas, em geral, são tumores mais fortes e detetados tardiamente.

O estudo foi publicado no “Journal of Dairy Science” e defende que o tratamento com a lactoferrina – uma proteína presente no soro do leite – é capaz de reduzir a viabilidade das células cancerígenas para metade, a sua proliferação em cerca de dois terços e tem também propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

A equipa de investigadores, liderada por Lígia Rodrigues, acredita que esta investigação é importante para a indústria alimentar e que enriquecer os produtos de leite e derivados devem ser enriquecidos com a proteína para se prevenir o cancro da mama e evitar a evolução da doença.

Este estudo representa um grande avanço científico numa doença com um elevado número de casos e mortes. O próximo passo é perceber a dose ideal de lactoferrina que deve ser incluída na dieta humana, tendo em conta que a proteína se encontra nos fluídos dos aparelhos digestivo, respiratório e reprodutivo: leite, lágrimas, saliva, sémen e sangue.