A abertura do Festival de Cannes está marcada para o dia 16 de maio, com a exibição de “Moonrise Kingdom”, do norte-americano Wes Anderson. O filme é protagonizado por Bruce Willis, Ed Norton, Bill Murray e Frances McDormand e será projetado no Grand Théâtre Lumière, uma das salas do Palácio dos Festivais.

“Moonrise Kingdom” situa-se em 1965 e conta a história de um jovem casal que foge de uma pequena cidade na Nova Inglaterra durante uma tempestade no verão, mostrando, segundo o site do festival, “uma história atormentada e espantosa, de crianças e adultos”.

O realizador, que conta já com sete filmes e uma curta-metragem, volta a exercer parceria com Roman Coppola, com quem tinha já trabalhado em 2007, em “The Darjeeling Limited”. Com 42 anos, o realizador norte-americano que, na realidade, se chama Wesley Wales Anderson, teve já duas nomeações nos “Academy Award” em 2001 e 2010.

A música é da autoria do compositor francês Alexandre Desplat, responsável pela banda sonora de filmes como “A Rainha”, “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “Saga Twilight: Lua Nova”,”O Fantástico Senhor Raposo”, “O Discurso do Rei”, “Harry Potter e os Talismãs da Morte” e “A Árvore da Vida”.

O presidente do júri será o realizador italiano Nanni Moretti, responsável pela entrega do maior prémio do festival, a Palma de Ouro. Num comunicado oficial do festival, o realizador afirma que é uma “honra” assumir o papel de jurado, naquele que considera o “festival cinematográfico mais prestigiante do mundo”. Em 2011, o prémio foi entregue a Terrence Malick com o filme “A Árvore da Vida”.

Marilyn Monroe foi a escolha do Festival de Cannes para a imagem de cartaz, numa fotografia onde a atriz sopra a vela de um bolo. Num comunicado de imprensa, o festival justifica a escolha da imagem da atriz pela “referência eterna e decididamente contemporânea da graça, do mistério e da sedução” que a caracterizavam e acrescenta, ainda, que, na fotografia, “Marilyn celebra um aniversário que poderia ser o de Cannes”.

O festival, que comemora 65 anos de existência, realiza-se entre 16 e 27 de maio.