A Exponor recebeu ontem, quinta-feira, a 6.ª edição da Conferência Internacional de Marketing, promovida pela QSP Summit, uma empresa de consultoria de marketing e estratégia. O evento teve como tema “The New wave of Marketing” e foram abordados alguns “case studies”, como o Facebook, a Microsoft ou o Ebay.

Segundo o managing partner da QSP Summit, Rui Ribeiro, a Internet é uma realidade incontornável e, como tal, os profissionais de marketing têm de adaptar os seus planos à plataforma. “A nova era exige novos conhecimentos nas empresas”, reforça.

O evento contou, ainda, com a participação do presidente da Associação Mundial de Marketing, Hermawan Katarjaya, que falou da necessidade de agir em tempos de crise. “A crise é a melhor altura para tentar algo novo, para transformar”, incentiva o “guru” do marketing. Mencionando que o futuro é agora, Hermawan katarjaya defende que se deve ir aos valores mais profundos dos consumidores e clientes e ir mais além do primeiro nível das expectativas do consumidor. “Entusiasmo e desejo” são os valores a ter em conta, acrescenta.

Mais do que nunca, diz, “o estudo do consumidor é essencial”. “O marketing nao é vender nem comunicação: é diferenciação. Se não a têm, não são únicos e não têm nada”, diz. O caráter é muito importante, mais do que “a marca, o logo e um slogan bonito”, remata.

O domínio do Facebook

Já Gian Fulgoni, líder de uma empresa de formatização de dados e informação online, também orador no evento, aproveitou para debater o estado da Internet. Segundo os seus dados, a Ásia está no topo da audiência online e o número de internautas europeus aumentou em 6% de 2010 para 2011. Já em Portugal, há mais 7% de utilizadores no início deste ano do que no ano passado.

A importância do Facebook também não foi esquecida, nem o seu papel na quebra de utilizadores do Messenger e do email convencional. Gian Fulgoni lembra que o MSN “tem menos de metade dos utilizadores que as redes sociais” e que “o Facebook tem mais utilizadores e visitantes frequentes que o email”.

Finalmente, a professora de marketing Annet Aris, que também participou no QSP Summit 2012, iniciou a sua intervenção com uma pergunta: por que é que a indústria está a mudar?
Segundo a própria, tal é resultado da mudança da própria tecnologia e surge como consequência dos “technological game changers”, ou fatores tecnológicos que mudaram o paradigma social atual. “O comportamento dos profissionais do marketing tem que acompanhar estes desenvolvimentos”, assegura. Mas as mudanças não se ficam por aqui. Também a publicidade vai mudar, com o “Facebook a ultrapassar o Google na divulgação de publicidade”.