São oito as empresas portuguesas presentes na feira CeBIT, que foi inaugurada na terça-feira pela chanceler alemã Angela Merkel e pela presidente do Brasil Dilma Rousseff, e que se prolonga até sábado. Entre essas empresas, cinco delas têm a sua sede no Grande Porto.

Destas cinco empresas portuenses representadas na feira deste ano, apenas o IPortalMais já havia participado no certame. A empresa dedica-se ao fabrico e distribuição de sistemas de informação e, dos produtos expostos, destaca-se o iPortalDoc, que é apresentado no site na empresa como “ferramenta essencial para a gestão de processos de negócio” e se distingue pelo seu arquivo de comunicações.

Uma das empresas que faz a estreia na feira CeBIT é a Novatronica, conhecida pelo desenvolvimento de sistemas de localização por GPS, que apresenta dois produtos na feira CeBIT: o Nvauto, um localizador de automóveis que permite encontrar e imobilizar viaturas via SMS, e o NVfrotasoft, que permite acompanhar e gerir frotas em tempo real. Celine Figueiredo, da Novatronica, diz que a presença no evento vem na sequência de uma “nova estratégia da empresa”, com o “intuito de se internacionalizar”, tendo já representação em Angola e no Brasil.

A New Consulting é outra empresa portuense com representação na feira alemã. O produto que está ser exposto chama-se “Plataforma SOAPP” e é definido como “um completo, simples e acessível apoio à gestão empresarial”. Luís Rodrigues, responsável técnico da empresa, diz que “o feedback tem sido muito positivo” e explica que a presença na feira CeBIT permite “encontrar parceiros, não clientes” e, portanto, “os resultados contratuais e financeiros não são imediatos.”

Outra empresa debutante no evento é a Bullet Solutions. Criada em 2006, ao abrigo do plano governamental de apoio a empresas de base tecnológica, a Bullet Solutions dedica-se à prestação de serviços de consultoria e desenvolvimento de soluções informáticas de optimização. Luís Moreira afirma que o feedback está a ser “extremamente positivo, já que há vários clientes interessados nos produtos” e realça a importância da presença na feira alemã. “Aqui é onde tudo se passa. A Bullet Solutions não sobrevive apenas no mercado português e este é um canal priveligiado para expor a empresa e os seus produtos”, salienta.

Por fim, está, também, representada a empresa Sooma, que oferece desde 2001 um serviço de e-mail gratuito e distribuição de software para empresas.

“O Porto é a capital do empreendedorismo”

Para Luís Rodrigues, da New Consulting, a forte presença de empresas portuenses na feira CeBIT “não é novidade”. “Sempre houve, historicamente, um maior investimento no desenvolvimento tecnológico na região norte, nomeadamente no Porto, Braga e Guimarães”, afirma.

Luís Moreira, da Bullet Solutions, não hesita em classificar o Porto como “a capital do empreendedorismo” e explica porquê. “As pessoas no Porto já saem da licenciatura com mais contactos e mais conhecimento do mercado de trabalho. Em Lisboa, como o mercado é mais extenso, não há tanto essa necessidade”, diz.

Já Celine Figueiredo, da empresa Novatronica, considera que “o norte tem tido um papel fundamental” na investigação tecnológica. “Particularmente as universidades do Minho e do Porto estão constantemente a reforçar o desenvolvimento tecnológico. Tem, também, a ver com a crise: é preciso procurar alternativas”, explica.