O MAB Invicta é um Festival Internacional de Multimédia, Artes e Banda Desenhada que terá como palco as instalações da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

A CasaViva, espaço temporário e multicultural, acolherá as exposições e programação paralela, bem como as novidades editoriais e alguns concertos.

Exposições individuais e coletivas, masterclasses e workshops, concertos, sessões de filmes, uma feira do livro, um espetáculo ancestral de marionetas portuguesas e conferências, são algumas das principais atividades relacionadas com BD organizadas pelo evento e promovidas por diversos artistas consagrados do Reino Unido, Itália, Canadá, Bélgica, Alemanhã, Espanha, França e Portugal.

Confirmada está já a presença dos autores Melinda Gebbie, David Hine, Anke Feuchtenberger, Lars Henkel, Ulf K, Kai Pfeiffer, Oliver Deprez, Denis Deprez, Dominique Goblet, Regina Pessoa, Filipe Melo, Filipe Abrantes, Pedro Serrazina, João Mascarenhas, Rui Sena, Derradé e Geral, Ricardo Cabral e Hugo Teixeira.

Segundo Manuel Espírito Santo, proprietário da Livraria Indie Arts, entidade organizadora do evento, este é um festival “que funciona basicamente a nível de parcerias e que não teve qualquer apoio do Estado. Contou apenas com a ajuda de várias instituições públicas, como a UP, a Metro do Porto SA., a Niepoort, e vários institutos de línguas como o Goethe Institut.

Os preços do festival variam entre os 3,50 euros (bilhete diário) e os dez euros (passe para os dois fins de semana).

“Com este evento, pretendemos divulgar a banda desenhada, a ilustração e a animação a todas as idades, desde os 8 aos 88” afirma Manuel Santo ao JPN, ao mesmo tempo que garante a existência de algumas surpresas, “alguns exclusivos reservados”.