O encontro, que foi sendo sucessivamente adiado desde 2010, vai finalmente acontecer a 9 de maio, na cidade do Porto, segundo asseguraram fontes do governo espanhol à agência Lusa.

A 25.ª Cimeira Luso-espanhola reunirá delegações dos governos de Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy, mas deverá ser mais reduzida em termos de participação de ministros do que o anterior encontro.

Pedro Passos Coelho já tinha declarado, aquando do último encontro com o chefe do governo espanhol, a necessidade de um encontro entre os executivos, justificado pela existência de “um conjunto muito variado de matérias que têm relevância bilateral”. Assegurava, deste modo, que Portugal e Espanha iriam “retomar muito rapidamente o nível de excelência da sua relação bilateral que, por razões várias, esteve menos ativo nos últimos anos e sobretudo em consequência das eleições que ocorreram em Espanha”. Já na altura indicava a primavera como a altura para a sua realização.

Na agenda deste próximo encontro ibérico antecipam-se temas como as ligações ferroviárias e rodoviárias, as conexões elétricas, o ensino da língua portuguesa em Espanha, entre outros assuntos. Uma cimeira que será a primeira desde a de 22 de janeiro de 2009, que ocorreu na cidade espanhola de Zamora, ainda com José Sócrates e José Luiz Zapatero nos cargos dos respetivos países.