Nascido em Inglaterra, o Sol Cinema utiliza apenas energia solar para projetar os filmes, fazer pipocas e iluminar a sala. Criado por Paul O’Connor, com a ajuda dos artistas Ami Marsden e Beth Furlong, este cinema oferece sessões de comédia, SteamPunk, vídeos de música e pequenos filmes com inspiração em questões ambientais.

A partir de uma caravana reciclada e decorada ao estilo dos anos 50, com capacidade para 8 adultos ou 12 crianças, o Sol Cinema tem uma bilheteira, faz publicidade aos filmes que vai exibir e tem funcionários vestidos a rigor.

Este cinema está a ser usado para eventos locais que passam filmes sobre as respetivas comunidades e já marca presença em festivais de cinema, música, festas e eventos ligados à arte.

É itinerante e opera a partir de South Wales, mas pode ser contratado para ir a qualquer local do mundo. Já ganhou reconhecimento por toda a Europa, tendo já vencido um prémio de cinco mil libras (cerca de 6000 euros) pela forma escolhida para promover a proteção do ambiente.

O Sol Cinema é um projeto sem fins lucrativos. Recentemente recebeu financiamento da Undercurrents, uma instituição de caridade relacionada com questões ambientais e justiça social. Através da união entre cultura e sustentabilidade, permite uma experiência cinematográfica diferente e promove a protecção da Natureza.