“Sangue do meu sangue”, o mais recente filme do realizador João Canijo, conquistou o Grande Prémio do Júri, uma das mais importantes distinções do Miami International Film Festival (MIFF). Ao prémio junta-se a recompensa monetária de cinco mil dólares. O filme português mais visto de 2011, com vinte e dois mil espetadores, conta com as interpretações de Rita Blanco, Nuno Lopes, Anabela Moreira e Rafael Morais, entre outros nomes importantes do panorama artístico português. O drama retrata a vida de uma família portuguesa, abalada pela tragédia e residente num bairro social.

A longa-metragem de João Canijo vai, assim, colecionando distinções internacionais e nacionais. O filme já contava com dois prémios, atribuídos em outubro no festival de San Sebastián (Prémio da Crítica Internacional e Prémio Outra Mirada TVE), e várias distinções em Portugal, entre as quais se destaca o domínio nos prémios atribuídos pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

O filme vai continuar a marcar presença em conceituados festivais internacionais, como os de Chicago, Barcelona, Buenos Aires e Hamburgo. “Sangue do meu sangue” foi recentemente lançado em DVD, numa edição que inclui a versão original, de 140 minutos, e a versão do realizador, com 190 minutos.

“Bonsai” venceu o Grande Prémio do Festival

Já depois do prémio ganho por “Sangue do meu sangue”, outros portugueses saíram premiados desta edição do MIFF, que terminou no domingo. “Bonsai”, uma coprodução internacional realizada pelo chileno Christian Giménez, ganhou o Grande Prémio do Festival e o Prémio de Argumento.

O filme, cujo argumento foi adaptado do livro de Alejandro Zambra, conta com a coprodução da Ukbar Filmes, produtora portuguesa sediada em Lisboa. Em conjunto com produtoras chilenas, argentinas e francesas, a Ukbar Filmes trabalha pela segunda vez com o realizador chileno, num filme que foi apoiado pela RTP2 e pelo fundo Ibermedia.

“Bonsai” deve chegar aos cinemas portugueses em maio deste ano, mas não é preciso esperar até lá para ver o trabalho da Ukbar Filmes. A produtora promove neste momento “Florbela”, uma longa-metragem sobre a vida e obra de Florbela Espanca. O filme já está nas salas portuguesas desde o dia 8 de março.