Portugal é um dos países com maior taxa de desemprego. Segundo o Eurostat, em janeiro deste ano, este valor atingia os 14,8% da população ativa. A falta de emprego afeta, essencialmente, jovens recém-licenciados. No entanto, algumas profissões podem ser uma boa aposta para fugir à crise. Banca, marketing, ciências médicas e tecnologias de informação são exemplos de áreas com sucesso.

Carina Freitas, estudante de Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), afirma que o facto das ciências médicas serem uma área com empregabilidade influenciou a sua escolha. “Não fazia ideia do que queria. Sabia que queria lidar com pessoas e saúde e a empregabilidade influenciou”, refere. Carina adianta que ser médico é uma profissão com muita saída porque “é uma área de que as pessoas precisam”.

Além destas áreas, é importante saber aquilo que procuram as empresas portuguesas. Jorge Macedo, manager da Michael Page Porto (empresa que recruta profissionais qualificados), afirma que uma das áreas “que tem tido um crescimento interessante está relacionada com funções diretamente ligadas à área digital, especificamente funções de caráter comercial web based através de e-commerce“.

Qual a posição que os jovens devem ter perante o desemprego?

O desemprego afeta, essencialmente, recém-licenciados. Jorge Macedo acredita que há maneiras de combater esta realidade. “O início da perceção da vida profissional futura deverá ter início mesmo antes da licenciatura, na escolha do curso, das cadeiras opcionais, dos workshops e atividades extra curriculares. (…) As empresas estão orientadas para analisar o potencial do candidato numa determinada função ou caminhada futura numa estrutura empresarial”, explica.

O manager acredita que os jovens precisam de mais preparação para ingressar no mercado de trabalho. “Uma das várias questões ou dúvidas colocadas pelos recém licenciados assenta na dificuldade em perceber onde quererão posicionar-se no mercado de trabalho: em que empresas, com que funções, a desempenhar que tarefas”, exemplifica Jorge Macedo.

No mercado atual, Jorge Macedo acredita que os licenciados devem usar todas as ferramentas que têm disponíveis, como por exemplo as redes sociais. “Estas são importantes para, por um lado, os jovens profissionais se darem a conhecer ao mercado de trabalho e, por outro, para trabalharem o seu marketing pessoal junto de potenciais empregadores”, refere.