Desde fevereiro de 2009 que o Hacklaviva “recolhe tralha electrónica esquecida”, que “ressuscita” com software livre, organizando “atividades espontâneas ou programadas relacionadas com o uso criativo das tecnologias”, segundo o site da organização independente, sediada no Porto.

Este “hackerspace” quer-se como “um espaço de emancipação tecnológica” e o grupo que o mantém quer, agora, levar a rede da guifi.net a toda a gente no Porto. Esta será a primeira rede wireless comunitária na cidade e, no próximo sábado, serão dadas as diretivas pioneiras na construção da mesma.

A guifi.net é uma rede aberta à participação de outras redes e livre, pois não há nenhum propietário da rede wireless que possa impedir ou restringir o acesso ou os conteúdos. A rede terá servidores de jogos, correio eletrónico, chats, webcams, emissoras de rádio, servidores web e mediatecas.

O programa do encontro tecnológico pode ser consultado em hacklaviva.net e a reunião está aberta “a especialistas de redes” ou simples curiosos.

Este não é o primeiro projeto do grupo. O Hacklaviva tem desenvolvido várias atividades dentro da área do “software livre”, como oficinas de software livre ou o primeiro hackmeeting em Portugal. O ponto de encontro é a Casa Viva, na Rua Marquês de Pombal, pelas 11h30. O Hacklaviva está sediado na Escola da Fontinha.