O F. C. Porto perdeu no sábado à noite a oportunidade de manter a distância de três pontos para os rivais mais diretos, Sporting de Braga e Benfica. No Dragão, a equipa comandada por Vítor Pereira entrou apática e sem fio de jogo. A primeira parte foi penosa e o lance do golo da Académica diz tudo sobre o jogo dos “dragões” nos primeiros 45 minutos. Aos 39 minutos, Edinho aproveitou da melhor maneira um cruzamento de Saulo na direita, fazendo de cabeça o primeiro da partida, num lance em que a defesa portista acusou demasiada passividade.

Na segunda parte o F. C. Porto entrou com vontade de dar a volta ao resultado. Vítor Pereira arriscou com as entradas de Djalma e Kleber, mas a equipa parecia jogar sem nexo. Um futebol atacante mas desorganizado asfixiava a Académica, embora sem grandes consequências. O golo de Hulk, na conversão de uma grande penalidade em cima dos 90 minutos, trouxe justiça a um resultado que deixa os “dragões” com apenas um ponto de vantagem na liderança da Liga.

Braga e Benfica mais perto

Quando o jogo começou no Dragão, já o Braga tinha ganhado por 2-1 à União de Leiria. Os bracarenses entraram bem no jogo e controlaram as operações. O primeiro golo surgiu aos 24 minutos, por Douglão, na sequência de um pontapé de canto. A segunda parte começou com o segundo golo da equipa de Leonardo Jardim. Uma perda de bola da defesa leiriense em zona perigosa deu oportunidade a Lima para fazer o seu 17.º golo no campeonato. O golo de Bruno Moraes, para o Leiria, trouxe alguma emoção ao jogo, mas o Sporting de Braga conseguiu manter a vantagem e assegurar os três pontos.

Quem também se aproximou da liderança foi o Benfica. Na Mata Real, os “encarnados” começaram bem, mas foi um golo de Michel a dar vantagem ao Paços de Ferreira aos 28 minutos. A partir daí foi o Paços a tomar controlo do jogo. No início da segunda parte, os “castores” dispuseram de duas grandes oportunidades para dilatar a vantagem. Mas foi o Benfica quem marcou. Duas vezes. Gaitán fez o empate aos 63 minutos e, cinco minutos depois, de livre, Bruno César colocou o Benfica na frente do marcador. Resultado que se manteve até ao final do jogo e que deixa o Benfica no 2.º lugar, a um ponto do F. C. Porto, e com os mesmos do Sporting de Braga.

“Leões” de barriga cheia

Na sexta-feira, no primeiro jogo da jornada, o Marítimo ganhava por 2-1 ao Feirense, na Madeira, e voltava a isolar-se no 4.º lugar da tabela, com mais três pontos que o Sporting. Mas a resposta dos “leões” não podia ser melhor. No domingo, em Alvalade, a equipa de Sá Pinto goleou o Vitória de Guimarães, com uns contundentes 5-0. Matias Fernandez e Jeffrén foram as estrelas da partida. Matias assistiu e marcou. Jeffren bisou em oito minutos. Num jogo em que Wolfswinkel voltou aos golos, o Guimarães ainda tentou equilibrar a partida, mas a eficácia do Sporting foi feroz. A equipa de Alvalade parte, assim, com a moral em alta para o embate com o Manchester City, a contar para a segunda mão dos “oitavos” da Liga Europa.

Olhão cheio de golos

No Algarve, Olhanense e Nacional proporcionaram um verdadeiro espetáculo de futebol, com um empate a quatro bolas. Esta chuva de golos é, para já, o encontro com mais golos da temporada. O Rio Ave venceu por 3-0 um fraco Vitória de Setúbal, ganhando, assim, algum fôlego na luta pela manutenção. Nota, ainda, para a primeira vitória do Beira-Mar em 2012, que, com um golo solitário de Zhang, bateu o Gil Vicente.