Os media cobrem os eventos mais importantes na vida e carreira de um artista, mas não acompanham cada passo que ele dá. Assim sendo, os músicos encontram nas redes sociais a forma mais fácil de divulgar os pormenores mais importantes da carreira e de aumentar a proximidade com os fãs.

O Twitter é, neste momento, “liderado” por Lady Gaga, que já ultrapassou os 20 milhões de seguidores e decidiu, recentemente, construir a sua própria rede social, a “Little Monsters“. Segue-se Justin Bieber, com mais de 18 milhões de seguidores, e, finalmente, Katy Perry, com mais de 15 milhões de fãs a seguirem os seus “tweets” diariamente. Pelo Facebook a história é outra e é Rihanna que vai à frente, com mais de 50 milhões de gostos na sua página oficial.

Em Portugal, Os artistas não fogem à regra e também marcam presença nas mais importantes redes sociais da Internet.David Fonseca é um dos músicos com mais sucesso em Portugal e está representado no Facebook, artística e individualmente, no Twitter e no MySpace.

Nas redes sociais, o cantor partilha os interesses, pormenores do dia-a-dia e as novidades profissionais. Uma forma rápida e imediata de aumentar a proximidade com os admiradores e fãs do trabalho do artista natural de Leiria.O ex-vocalista dos Silence 4 conta com cerca de 28 mil seguidores no Twitter e a sua página de artista no Facebook tem cerca de 183 mil gostos.

Para além de marcar presença nestas redes sociais, o cantor tem também um blog no Tumblr e marca, ainda, presença no Last.fm.

Redes sociais: a nova “forma de diálogo” entre fãs e artistas

Os “Deolinda” também estão representados no “mundo” online, mas é Ana Bacalhau quem marca maior presença. A vocalista tem 3 páginas no Facebook, duas pessoais e uma de fãs.

As páginas são todas geridas pela cantora que, quando chegou aos 5 mil amigos na primeira página pessoal, criou outra. “Depois de chegar ao limite de amizades no segundo perfil, resolvi criar uma página de artista, que não tem limite de amigos”, explica ao JPN Ana Bacalhau.

A cantora também partilha as músicas das quais é fã e vai informando os “seguidores” das novidades dos seus projetos profissionais. “Hoje em dia, (as redes sociais) são cruciais para a promoção do nosso trabalho, para ouvir aquilo que o público tem a dizer acerca daquilo que fazemos. São um bom barómetro e uma boa plataforma de diálogo”, afirma a vocalista. Ana Bacalhau também tem conta no Twitter.

Redes sociais:o contacto na “primeira pessoa” com os fãs

Com páginas nas três redes sociais mais concorridas, está também Rita Redshoes. A cantora tem cerca de 20 mil “gostos” na sua página de artista no Facebook e quase 5 mil seguidores no Twitter.

Rita Redshoes acredita na comunicação na primeira pessoa. “Muitas das vezes, os meios de comunicação acabam por não ter espaço para expor os vários passos das carreiras dos artistas e as redes sociais permitem que se vá partilhando de uma forma diária o crescimento dos projetos, o que é muito compensador para o próprio artista e para os fãs”.

A cantora garante que gosta de estar em contacto com os seus fãs. “Tento sempre responder a quem me escreve, quer nas redes sociais, quer via e-mail. Eu gosto desse contacto mais próximo com as pessoas”, acrescenta. Rita Redshoes também tem conta no Instagram, a sua rede de eleição, que consiste na partilha de fotografias “como numa viagem”, remata.

Mas são muitos os músicos portugueses que apostam nas redes sociais: André Sardet, na sua página de artista conta já com cerca de 11mil “gostos”. Já os “You Can’t Win, Charlie Brown” marcam presença no Facebook, MySpace e Twitter. Na rede social criada por Mark Zuckerberg, a banda responde às perguntas dos fãs e conta com cerca de 5 mil “gostos”. João Gil também está presente nestes dois “gigantes” da web, com quase 2 mil seguidores no Twitter e cerca de 5 mil amigos no Facebook.

Seja para partilhar interesses ou as novidades mais recentes dos seus trabalhos, os artistas de todo o mundo já não dispensam das redes sociais. Uma “arma” de divulgação rápida e poderosa que veio para ficar e aproximar os fãs dos artistas favoritos.