O dispositivo Human Grasp Assist, conhecido como K-Glove ou luva robótica, apresentada pela NASA e pela General Motors (GM) resulta do projeto da Robonaut 2 (R2), que permitiu, no ano passado, enviar para o espaço o primeiro robô humanóide.

O R2 surge de uma colaboração entre engenheiros, investigadores e cientistas da GM e da NASA e começou em 2007. Uma das exigências era que o robô pudesse operar com as ferramentas concebidas para humanos, astronautas e para trabalhadores de fábricas. Atualmente, o R2 é um residente permanente na Estação Espacial Internacional.

No Robonaut 2, a equipa chegou a um nível de maneabilidade sem precedentes, com sensores e tendões com uma tecnologia de ponta, comparáveis aos nervos, músculos e tendões de uma mão humana.

Os estudos mostram que segurar continuamente uma ferramenta pode causar fadiga nos músculos da mão em poucos minutos. Os testes iniciais à luva robótica indicam que o utilizador poderá faze-lo de forma mais prolongada e confortável e reduzir potencialmente o risco de lesões por esforço repetitivo.

Os atuais protótipos pesam aproximadamente 907 gramas e um protótipo de terceira geração mais pequeno e mais leve está prestes a ser concluído.