A Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique, escolheu dois livros portugueses para a selecção de 2012. “A Manta”, de Isabel Minhós Martins, e “Meia hora para mudar a minha vida”, de Alice Vieira.

Esta é a maior biblioteca do mundo na área da literatura infanto-juvenil e todos os anos revela uma lista de dezenas de livros editados em vários países que aconselha ao público mais jovem.

O livro “A Manta”, de Isabel Minhós Martins, retrata o relacionamento entre pais, avós e filhos, enquanto que Alice Vieira, em “Meia hora para mudar a minha vida”, se centra na personagem principal, adolescente e em tempo de fazer escolhas.

A biblioteca justificou a escolha de Isabel Minhós Martins com o facto da autora demonstrar que as relações familiares são mais importantes que bens materiais. No caso de Alice Vieira, a biblioteca salientou, tanto a construção da personagem principal, como a presença do humor e empatia na escrita.

A seleção vai, ainda, ser divulgada na exposição “White Ravens”, da Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália.