A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e o Museu Nacional Soares dos Reis recebe, a partir desta quinta-feira, a exposição “Cinco Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto”. A mostra está dividida em três núcleos, divididos entre os dois espaços, sendo que a FBAUP acolhe o primeiro núcleo. Este é composto por uma série de desenhos italianos dos séculos XVI e XVII, onde se destaca a obra de Leonardo da Vinci, “Rapariga lavando os pés a uma criança”.

O segundo núcleo também vai estar patente na FBAUP e contém um conjunto de obras dos séculos XVIII e XIX, de artistas portuenses como Francisco Vieira Portuense, Henrique Pousão e Acácio Lino. Este núcleo desvenda os primeiros passos na evolução do ensino do desenho no Porto. Finalmente, o terceiro núcleo está no Museu Nacional Soares dos Reis e vai abrir ao público no dia 21 de março. Esta parte da exposição é composta por mais de 150 obras doadas, dos séculos XX e XXI. Todos os artistas representados estão ligados à Escola de Belas Artes do Porto, como Júlio Resende, Fernando Lanhas, Siza Vieira e Nadir Afonso. Os dois primeiros núcleos podem ser visitados até 22 de abril.

Esta exposição é comissariado pelo diretor da FBAUP, Francisco Laranjo. É a maior e mais valiosa coleção alguma vez albergada por uma universidade portuguesa, cujo principal objetivo é estabelecer uma linha de tempo pelo ensino artístico na cidade invicta. A inauguração vai acontecer esta quarta-feira, às 17h30, no Museu da Faculdade de Belas Artes. Este evento encerra as celebrações do Centenário da Universidade do Porto.

A entrada para os dois primeiros núcleos varia entre os 1,5 (bilhete simples) e três euros (com visita guiada), mas é gratuita para os estudantes da UP. O preço da visita ao terceiro núcleo está dependente das condições do museu. No dia 22 de março, Dia da Universidade do Porto, a entrada é livre para a exposição em Belas Artes.