Um protocolo vai ser criado entre a Universidade do Porto (UP) e a Fundação de Serralves para fomentar a arte e a cultura na cidade do Porto. Esta iniciativa prevê a criação de diversos programas artísticos que envolvam os jovens estudantes da UP e mostra-se vantajosa para ambras as instituições. O protocolo vai ser concretizado na quarta-feira, 14 de março.

Entre as atividades previstas, conta-se com a criação de um programa de residências artísticas, onde serão organizados ateliês, workshops e conferências para a comunidade académica. É, ainda, proposta a implementação de um espaço de programação artística, no qual jovens artistas em início de carreira terão a oportunidade de mostrar, ao público, os seus trabalhos.

Finalmente, serão organizados ciclos de reflexão e debate sobre ciência, arte, temáticas sociais e indústrias criativas. Estas conferências prometem contar com a participação de especialistas da UP e podem servir, ainda, o propósito de divulgação e promoção de ações culturais da Fundação de Serralves.

O protocolo vai ser assinado amanhã pelas 12h30 na Fundação de Serralves. Presentes vão estar o reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos, e a diretora-geral da Fundação de Serralves, Odete Patrício.