A Associação de Estudantes da FEUP agendou, para dia 21 de março, um protesto contra a Ação Social Escolar Direta. Os atrasos na atribuição das bolsas e a fiscalização do novo regulamento são os principais motivos de contestação.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto (AEFEUP) convocou uma manifestação para o dia 21 de março devido aos atrasos na atribuição das bolsas de estudo. Em comunicado [PDF], a AEFEUP acusa a Ação Social Escolar Direta de ser injusta, culpando-a de ter obrigado seis mil estudantes a abandonarem os estudos por não terem capacidade de suportar os custos.

O documento acusa, ainda, a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) de morosidade na colocação dos resultados das bolsas, de “dificuldades em esclarecer as questões dos estudantes e a afixação desestruturada de ‘timings’ de prazos de candidatura”.

Ricardo Cardoso, presidente da direção da AEFEUP, considera que a prestação da DGES e o novo regulamento [PDF] da Ação Social Escolar Direta têm criado “problemas operacionais” que levaram a uma diminuição no número de bolsas de 19,8% face ao ano passado. “O património imobiliário deixa de incluir questões como empréstimos e é necessário que todo o agregado familiar do candidato tenha a sua situação contributiva regularizada”, explica.

Esta ação de protesto não reúne o apoio da Federação Académica do Porto (FAP). Luís Rebelo, presidente da FAP, diz ao JPN que a manifestação “não faz sentido”, já que foram abertas novas fases de candidaturas, tanto para os estudantes que já estavam no ensino superior, como para os alunos do primeiro ano. No entanto, o presidente da FAP mostra-se preocupado em resolver a “situação contributiva e tributaria, que já regista 1900 casos de atraso.”

Neste momento, todas as candidaturas às bolsas de estudo na Universidade do Porto foram analisadas. Os últimos dados apontam para 2654 processos deferidos com bolsa atribuída e 2631 processos indeferidos.

A ação reivindicativa terá lugar na Reitoria da Universidade do Porto, pelas 9h00, realizando-se uma concentração prévia, pelas 8h30, na avenida dos Aliados.