Abriram, esta segunda-feira, as inscrições para o concurso de textos teatrais do Teatro Universitário do Porto (TUP), que se prolongam até 4 de junho. Para Raquel S., diretora do TUP, esta iniciativa não é mais que “um estímulo à escrita dramatúrgica”.

As perspetivas de adesão são boas, até porque não é criado um evento deste tipo desde 1977. “Nós esperamos muitos concorrentes e, mais que isso, muitos jovens talentos nesta área”, diz a diretora ao JPN.

Findo o prazo de entrega das propostas, o júri, composto pela diretora e por mais três pessoas do teatro e da cultura portuense, terá que escolher o melhor entre os melhores. O vencedor terá oportunidade de publicar o seu argumento ou até ser objeto de encenação, numa produção do TUP que, “provavelmente”, terá um encenador convidado. Os resultados serão publicados apenas em setembro.

Este evento insere-se num ano em que o teatro portuense pretende “alimentar coisas que fizeram a história do TUP”. Um passatempo que, diz a diretora, acaba por ser “uma plataforma de apoio ao teatro e que dignifica a instituição”.

A participação no concurso é gratuita. As únicas despesas que os concorrentes terão de suportar são os gastos de envio das quatro cópias dos textos para a organização, por correio, como pedido no regulamento [PDF]. É dada toda a liberdade de criação, sendo que o único ponto a respeitar é mesmo a escrita em língua portuguesa.