É verdade, há mesmo jogos para gatos disponíveis no iPad. Aliás, a Friskies, uma marca de comida para felinos, é pioneira no “entretenimento animal” para tablets, para os quais já desenvolveu quatro jogos. No entanto, “You vs Cat”, ao contrário dos jogos anteriores em que os felinos eram os únicos jogadores, tem por objetivo principal colocar os donos a competir com os animais de estimação. A ideia é simples: o humano tem de fazer com que pequenos itens cheguem ao outro lado do ecrã mais rapidamente que a destreza do gato para os apanhar. Como todas as figuras se relacionam com comida, talvez seja difícil vencer o animal.

Assim, até já há um gato que parece um verdadeiro profissional por estas andanças. Chama-se Buddy e esteve presente na apresentação do jogo no festival South by Southwest (SXSW), em Austin, Texas, para mostrar como se joga.

A Friskies, que disponibiliza os jogos na página “Games for Cats” diz que a intenção é ativar os sentidos dos animais e a forma como reagem a estímulos. No entanto, é normal temer pelo iPad quando o gato começar a bater com as patas no ecrã.Quanto a isso a empresa garante que só o plástico protetor pode ser danificado pelas garras dos animais e ninguém tem de se preocupar com a validade do aparelho.

No entanto, não é a primeira vez que o reino animal se rende aos encantos da tecnologia. No ano passado, um sapo causou sensação num jogo para smartphone em que apanhava insetos virtuais.