O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas aprovou ontem, terça-feira, uma recomendação para o aumento das propinas até 30 euros.O objetivo deste aumento é ter a hipótese de financiar um fundo de apoio aos estudantes com dificuldades económicas.

Cabe aos conselhos gerais das universidades decidir o aumento das propinas, que atinge quase os mil euros. Em declarações ao jornal Público, alguns reitores afirmaram que a recomendação será aceite pela maioria das faculdades, visto que o aumento serve para ajudar alunos carienciados que deixaram de ter possibilidades de pagar as propinas.

Em comunicado, a coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), repudiou o anúncio do aumento das propinas, considerando que “aumentar as propinas para esse suposto fim não se vai traduzir em menos estudantes com dificuldades nas universidades”. “Apenas vai acelerar o processo de expulsão deliberada de mais estudantes do ensino superior público”, diz.

A coordenadora acrescenta, ainda, que o CRUP tem que decidir de que lado está. “Se está do lado dos estudantes que querem estudar e estão a ser empurrados para fora das universidades públicas ou se estão no lado do governo que quer asfixiar o ensino superior público em Portugal”, explica.