A Es.Col.A, Espaço Colectivo Autogestionado do Alto da Fontinha, viu suspensa a ordem de despejo dada pela Câmara Municipal do Porto, em março de 2011. A suspensão foi aprovada na reunião camarária de ontem, terça-feira, graças à abstenção da maioria PSD/CDS.

A 10 de abril de 2011, a escola abandonada há já cinco anos foi ocupada por um grupo de pessoas que pretendia desenvolver a comunidade e reabilitar o espaço. Começaram por limpar o lixo e os vidros partidos, arrancaram a vegetação e criaram grupos de trabalho no sentido de desenvolver projetos dinamizadores.

Em maio de 2011, sete elementos do movimento foram detidos pela polícia e foi ordenado que o projeto Es.Col.A abandonasse o espaço do Alto da Fontinha. Dez meses depois, é decidido que o movimento pode manter-se nas instalações da escola.