O Barómetro Político realizado pela Markest indica que os portugueses se mostraram mais críticos dos seus representantes em fevereiro.

Nos resultados do barómetro, Cavaco Silva registou não só o maior decréscimo mensal entre os políticos em análise, como também obteve o valor mais baixo de sempre alguma vez alcançado por um presidente da República desde que este indicador é analisado.

A avaliação de Cavaco Silva, mais negativa do que a dos restantes líderes em análise, regista um saldo de imagem de -31.8%.

O líder do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, apresenta o segundo saldo de imagem mais baixo, de -22.2%, o que corresponde a um decréscimo de 6.7 pontos percentuais em relação a janeiro.

O primeiro-ministro e líder do Partido Social-Democrata (PSD), Pedro Passos Coelho, com -26.1%, é o terceiro pior saldo, registando uma descida entre janeiro e fevereiro de 1.6 pontos percentuais.

Jerónimo de Sousa, líder do Partido Comunista Português (PCP), foi o líder partidário que registou melhor saldo de imagem: -9.5%, mesmo assim, com um decréscimo de 1.3 pontos percentuais face ao primeiro mês de 2012.

O líder do Partido Socialista (PS), António José Seguro, foi o segundo melhor saldo de imagem de fevereiro, com um saldo de -13.8%, protagonizando a segunda maior quebra mensal entre os partidos analisados (-8.2 pontos percentuais).