O ciclo de conferências “Media and Elections” recebeu mais um convidado, Oscar Luengo, da Universidade de Granada, para dar a conhecer o tema “Diferentes abordagens no estudo da cobertura informativa das campanhas eleitorais: o caso de Espanha”.

Na conferência, que teve lugar no pólo de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Oscar Luengo apresentou um estudo sobre as eleições espanholas de 2004, utilizando um método único em que uma amostra assistia ao debate e, em tempo real, dava o seu parecer relativamente à prestação dos candidatos. Uma das conclusões a que chegou neste estudo é que, na totalidade dos resultados, a linha demonstrava um tipo de resultados mas, avaliando apenas conforme a ideologia política, os resultados apresentavam-se completamente alterados.

Outro dos aspetos falados foi o facto de as cadeias televisivas utilizarem, na transmissão, apenas os dados que lhes fossem convenientes, de acordo com a ideologia política defendida por cada canal.

Em declarações ao JPN, Oscar Luengo afirma que se dedica a este tipo de estudos desde que iniciou o doutoramento na Universidad Complutense de Madrid. Sobre a realização de conferências que trazem aos alunos universitários uma aproximação a docentes de outros países, o professor e investigador assegura que “trazem experiências diferentes de outros âmbitos políticos e mediáticos, com um sucesso significativo”.

Oscar Luengo formou-se na Universidad Complutense de Madrid e é investigador visitante de uma série de universidades como a Amsterdam School of Communication Research. Tem vários artigos publicados, muitos deles relacionados com o tema tratado na conferência e, de momento, é diretor da Escuela Superior de Gobierno Local en Union Iberoamericana de Municipalistas e docente na Universidad de Granada.

O Núcleo de Investigação de Comunicação é uma entidade independente criada por dois alunos finalistas de Ciências da Comunicação da FLUP sob a orientação de Rui Novais. Estão previstas mais duas conferências no âmbito do tema “Media and Elections”: a 20 de Março, com o orador Toril Aalberg e, a 27, com Daniel Jackson.