“Cinco Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da U.Porto” é uma exposição que permite “a leitura da disciplina do desenho em cinco séculos”, diz Francisco Laranjo, diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e comissário da mostra. Esta está dividida em três núcleos que reúnem mais de 300 peças, algumas nunca antes expostas.

O primeiro núcleo é o de desenho italiano dos séculos XVI e XVII, que inclui um desenho de Leonardo da Vinci datado de 1480, que o diretor da FBAUP diz “servir de ponto de partida para o século XXI”. O segundo núcleo é de desenhos da Academia dos séculos XVIII e XIX, de artistas portuenses que por lá passaram, como Henrique Pousão e Acácio Lino. Ambos podem ser encontrados no Museu da FBAUP.

O terceiro núcleo, com mais de 150 obras, pode ser visitado no Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) a partir de 21 de março, e abrange artistas contemporâneos como Júlio Resende, Siza Vieira e Nadir Afonso, também eles ligados à antiga Escola de Belas Artes do Porto, agora FBAUP.

A ideia de divisão em núcleos “está centrada no olhar dos vários comissários e no que é relevante para eles em cada núcleo”, conta Francisco Laranjo, ao JPN. Partindo do desenho, que é a “disciplina nuclear”, o diretor da FBAUP diz que “gostaria que os visitantes conhecessem a Escola do Porto na Arte portuguesa e universal”, sendo esse “um dos objetivos”. “Cada um escolhe o que lhe traz mais significado, mas não se deve olhar só pelos autores”, afirma. Uma oportunidade única, inserida numa data simbólica, para visitar “uma coleção que não ficou parada no tempo”.

Os dois primeiros núcleos já podem ser visitados no Museu da FBAUP até 22 de abril, todos os dias das 10h00 às 18h00. Nos dias 22 e 24 de março e 1,14 e 22 de abril haverá uma visita guiada pelos comissários. O preço dos bilhetes é de 1,50 euros para visita simples e três euros para visita guiada, sendo gratuito para estudantes da Universidade do Porto que apresentem cartão. A 22 de março, Dia da Universidade, a entrada é gratuita. O terceiro núcleo pode ser encontrado no MNSR de 21 de março a 20 de maio e os horários e preços podem ser encontrados no site do museu.