Está a chegar mais uma edição da “24h Engineering Competition” da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A competição começa às 14h00 de sábado, dia 17, e termina às 14h00 de domingo, dia 18. O concurso é organizado pelo Board of European Students of Technology do Porto, que pretende desenvolver nos participantes competências diversas, que vão desde a resolução de problemas práticos de forma rápida e eficaz (que exijam a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas) até ao debate de ideias.

Os participantes que se inscreverem no concurso terão de escolher entre duas modalidades: a Team Design ou o Case Study. De acordo com João Pacheco, membro da organização, na vertente de Team Design, os participantes, divididos em grupos de quatro elementos,
“têm de construir um protótipo proposto pela organização, atendendo a um guião, regras, condições e limites de materiais”. Por sua vez, os concorrentes que optarem pelo Case Study, vão ter de resolver um estudo “com a melhor solução e argumentar perante um júri composto por professores da faculdade e empresas que nos patrocinam para este tipo de eventos.”

Os moldes das provas desta 4ª Edição do BEST Engineering Competition vão ser semelhantes aos dos anos anteriores. Ainda assim, a organização, que aguarda a inscrição de 120 participantes, vai fazer este ano “algo novo” e “mais atrativo”.

O programa da competição

O início do IV 24h Engineering Competition tem a sessão de abertura marcada para sábado de manhã, na qual será feita uma apresentação acerca do BEST Porto, e do BEST enquanto organização europeia.

Segundo João Pacheco, a cada equipa vai ser atribuída “uma sala onde os participantes podem trabalhar nas suas competições”, e na qual “vão ter colchões” para poderem descansar. Vão existir ainda salas para os coffee breaks, e salas de materiais destinadas aos concorrentes da modalidade “Team Design”, na qual vão “vão poder comprar os materiais que acham necessários para a construção do seu protótipo”.

Apesar de as resoluções das provas serem o principal objetivo da competição, a organização pretende motivar a interação entre as várias equipas. Para isso, estão definidas algumas atividades de lazer como jogos de mesa e videojogos, que vão proporcionar um maior contato entre os participantes.

Os três vencedores das duas modalidades vão receber cheques prenda no valor de 100, 75 e 25 euros. Os primeiros classificados de ambas as modalidades ficam apurados para a fase nacional da competição, que se realizará em abril, em Almada.

O BEST é uma rede de estudantes de tecnologia, da qual fazem parte 86 universidades europeias de 31 países diferentes. A educação complementar, o apoio à carreira e o envolvimento educacional são três dos grandes serviços providenciados pela organização.