O Porto volta a acolher mais uma edição do Ciclo de Cinema Africano Francófono, organizada pela Reitoria da Universidade do Porto (UP), o Centro de Estudos Africanos da UP (CEAUP) e o novo Institut Français de Portugal (IFP). O evento acontece na próxima semana, nos dias 19, 20 e 21 de março, e a exibição dos filmes vai ser feita na Praça Gomes Teixeira, perto da Torre dos Clérigos, nas instalações da Reitoria da UP.

Este ano, parte da programação é dedicada à exibição de filmes da autoria de Souleymane Cissé ou Philippe Faucon, entre outros cineastas africanos.

“O objetivo primordial desta manifestação é fazer conhecer o mundo francófono na sua diversidade”, afirma, ao JPN, Anne-Laure Stamminger, do Institut français/ Antenne de Porto, que faz parte da organização. “O cinema permite mostrar a realidade dos países francófonos e apreendê-los. E nós queremos promover a diversidade cultural de um espaço linguístico”, acrescenta.

“Taafe Fanga”, “La Trahison” e “Bled Number One” são algumas das obras de ficção contempladas no evento. Os filmes vão ser exibidos na sua língua original, com legendas em português, durante duas sessões por dia, uma às 18h00 e outra às 20h00.

O Mali e a Argélia vão estar em destaque.”No ano passado organizámos o ciclo ‘1 dia, 1 país’, propondo um documentário e uma ficção. Este ano, como o ciclo é mais curto, optamos por estes dois países”, refere Anne-Laure. Segunda-feira à noite espera-se a presença do artista de teatro congolês Dieudonné Niangouna.

A entrada para a II edição do Ciclo de Cinema Africano Francófono é livre.