No passado fim de semana, os estudantes da Universidade de Coimbra (UC) barricaram-se em protesto contra o encerramento das cantinas e prometem voltar a ocupar o espaços alimentares caso a reitoria da UC e os serviços sociais continuem a mantê-las encerradas. Em causa estão os alunos com dificuldades económicas e de zonas longínquas que, por motivos financeiros, não se podem deslocar a casa aos fins de semana.

A Universidade do Minho (UM) optou por criar refeições low cost nas cantinas, como ajuda aos alunos mais carenciados e às respetivas famílias. Esta medida, considerada pelo presidente da Associação Académica da UM como “racional” e “importante”, determina que, a partir de 19 de março, em vez de 2,45 euros (preço da refeição completa), os alunos possam pagar 1,95 euros (apenas o prato e completar a gosto com salada, pão ou sopa).

O caso da Universidade do Porto

Na Universidade do Porto (UP), há onze cantinas, sendo que todas funcionam nos dias úteis, de janeiro a dezembro, excepto em agosto, com o preço de 2,25 euros. À noite, de segunda a sexta-feira, funcionam as cantinas de Belas-Artes, Economia e Letras. De segunda a sábado, exceto feriados, a cantina de Economia está em funcionamento.

A única cantina que está aberta aos fins de semana e feriados é a de Letras. A utilização implica a aquisição de senhas de refeição até ao final do dia útil anterior.

Ao JPN, João Carvalho, dos serviços de alimentação dos SASUP, diz que o funcionamento das cantinas da Universidade do Porto durante o fim de semana não está em risco e explica que “o contrato com as empresas está em vigor até dezembro e deve ser cumprido, quer pelas empresas, quer pelos serviços, no âmbito das respetivas responsabilidades”.

Relativamente a uma possível abertura de novos espaços ao fim de semana, João Carvalho explica que tal não se justifica, porque a “frequência ao domingo é muito reduzida” (média de 60 almoços e 30 jantares) e também porque “a cantina de Letras é a mais próxima do principal núcleo residencial da UP”.

Em 2011, nas cantinas da UP foram servidas 728859 refeições, que equivalem a cerca de 3709 refeições diárias.