Depois da exposição das cerca de cem peças que compõem a “Colecção Egípcia do Museu de História Natural da UP”. em setembro do ano passado. e a breves dias do aniversário da Universidade do Porto (UP), a instituição lança mais uma exposição dedicada ao Egito: “Detalhes da Fascinação Egípcia”.

Rogério Sousa, comissário da exposição e fotógrafo, diz que a exposição surge para “reforçar o interesse” demonstrado pelo público pela civilização egípcia. Para o comissário, o público-alvo são as pessoas que têm visitado as outras exposições no mesmo edifício e, ainda, “as pessoas interessadas em fotografia e viagem”.

O objetivo é simples: “dar uma visão menos conhecida do Egito” que transcende a visão dos locais mais turísticos”, como explica Rogério Sousa. Desde paisagens, espaços e momentos, a intenção é mostrar o “quotidiano” daquele país.

A exposição mostra uma “viagem imaginária” que, diz, traça um percurso desde a metrópole até os “confins dos desertos”. Para acompanhar a exposição vão decorrer atividades como visitas orientadas e a criação de um clube de leitura sobre os temas que marcam o país africano.

A apresentação está marcada para as 18h30 na sala de exposições temporárias no edifício da reitoria da Universidade do Porto. Daqui em diante “Detalhes da Fascinação Egípcia” pode ser visitada gratuitamente até 19 de maio, de terça a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00.