Este ano, os eventos para o Dia do Pai no Porto são escassos, pois a efeméride calha a uma segunda-feira. No entanto, este fim de semana, a cidade vai celebrar o dia com algumas atividades.

A habitual “Corrida do Dia do Pai” vai ter lugar, este ano, no domingo, dia 18 de março. Aempresa Runporto começa o seu calendário anual de corridas com o evento. que vai ter lugar de partidas e chegadas junto ao Parque da Cidade. Quem aderir pode escolher entre duas modalidades: corrida ou caminhada de sete quilómetros, para pessoas de todas as idades, e corrida de dez quilómetros, para atletas federados nascidos a 1992 ou em anos anteriores.

Esta é já a nona edição do evento. Jorge Teixeira, diretor geral da Runporto, explica que organização conta já com cerca de 12 mil inscrições, apesar de estar preparada para 15 mil pessoas. “Esta corrida tem a mensagem de família e nada melhor do que começar um ano de eventos com essa mensagem”, diz Jorge Teixeira. O diretor da Runporto acrescenta, ainda, que esta “é uma maneira óptima de promover a saúde, um estilo de vida saudável e a prática do desporto”, esta última como uma fuga ao stresse do dia-a-dia, que a crise impõe na vida das pessoas. As corridas organizadas pela empresa têm uma forte componente solidária, sendo que este ano 50 cêntimos do valor de cada inscrição reverte a favor da Europacolon, uma associação de luta contra o cancro do intestino.

A partida tem início às 10h30 na avenida da Boavista, junto ao Parque da Cidade, e as inscrições podem ser feitas nos dias 16 e 17 de março, variando entre os cinco e os 7,50 euros. As inscrições podem ser feitas online e o regulamento pode ser visto no site da empresa.

Já a Fundação de Serralves planeou, também, um dia em família repleto de atividades e oficinas pensadas para os mais novos, na véspera do Dia do Pai. Das 10h00 às 19h00 do dia 18 de março, há, ainda, uma promoção especial – se almoçar no restaurante da fundação, terá acesso grátis à visita guiada pelos jardins, que se vai focar sobre as novidades da flora que a primavera proporciona, com especial atenção para a coleção de camélias da fundação. As reservas devem ser feitas por telefone para o número disponível da página da fundação.

Por fim, o ex-líbris da cidade do Porto terá, igualmente, as portas abertas aos visitantes, desta feita mesmo na segunda-feira. A visita à Torre dos Clérigos será gratuíta para os pais neste dia, mediante o pagamento de uma visita para os acompanhantes. O objetivo desta iniciativa é potencializar as atividades no monumento que comemora, no próximo ano, 250 anos de existência.