Este ano, o festival Les Repérages, na Bélgica, vai receber um espetáculo português “que não tem história”. As palavras são de Flávio Rodrigues, um dos criadores da peça “Amo-te”, que vai ser apresentada na Bélgica a 24 de março. A escolha da peça de Flávio Rodrigues para representar Portugal foi feita por Isabel Barros, coreógrafa e diretora da companhia portuense Balleteatro que faz parte do conselho artístico do encontro de dança, que é formado por 15 países.

Ao JPN, Flávio Rodrigues garante que a oportunidade de levar a peça “Amo-te” à Bélgica é é um “impulso para continuar a trabalhar”. Um espetáculo construído com Joana Castro e que pensa “as relações humanas e as relações amorosas”.

Ainda que o espetáculo não tenha uma história, Flávio Rodrigues explica o mote para a criação da peça: os dois coreógrafos estavam “numa relação amorosa, não um com o outro, mas com outras pessoas” e o fato de ambas terem terminado num espaço de tempo muito próximo deu origem à peça “Amo-te”. Flávio Rodrigues assegura ainda que os dois coreógrafos estão “muito seguros com a peça” e que, apesar de estarem “ansiosos”, estão “contentes” e “com vontade de partilhar o trabalho com outros criadores”.

O festival Les Repérages vai decorrer entre os dias 22 e 24 de março. Nos primeiros dois dias, as apresentações vão ser feitas em duas cidades francesas, Lille e Roubaix, e, no último dia, o festival tem lugar em Charleroi, na Bélgica.

O encontro de dança serve para dar visibilidade a coreógrafos portugueses, uma vez que, em cada edição é dada a oportunidade a um criador nacional para mostrar o trabalho.

Flávio Rodrigues mostra-se “contente com a oportunidade”, uma vez que sabe que no festival vão estar “uma série de criadores” e também pessoas que “vão assistir aos espetáculos com o objetivo de escolher os trabalhos para circular”. O criador de “Amo-te” acredita que o festival é uma boa forma de “levar [a peça] a vários sítios”, apesar de reconhecer que hoje em dia há uma “dificuldade enorme” em fazer com que isso aconteça.

O espetáculo “Amo-te” vai ser ainda apresentado, a 17 de abril, no Balleteatro, no Porto.