A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) regista uma expetativa pessimista relativamente às férias da Páscoa, um dos picos das unidades hoteleiras em termos de receitas, diz o inquérito divulgado hoje, segunda-feira, pela AHP.

O inquérito feito a 476 unidades hoteleiras do continente e da Madeira indica, segundo o site da Agência Financeira, que a hotelaria portuguesa espera receitas inferiores às de 2011.

A Madeira é o local onde se espera um maior decréscimo das receitas, sendo que 80% dos inquiridos espera um pior desempenho, contra 60% no norte e 54% no Algarve.

Das unidades hoteleiras inquiridas, 59% esperam uma baixa nos preços, relativamente ao preço médio por quarto ocupado, e 33% pensam manter o valor. Apenas 8% têm perspetivas de superar o preço médio por quarto em relação à Páscoa de 2011.

Apenas em relação à taxa de ocupação por quarto os resultados foram positivos. De acordo com a Agência Financeira, o inquérito registou 48% de respostas que indicam uma perspetiva semelhante aos resultados de 2011 e 13% com perspetivas de ocupação superiores ao ano passado. No entanto, 39% das unidades hoteleiras inquiridas afirma esperar uma ocupação mais baixa que em 2011.