O JUP, o Jornal Universitário do Porto, comemora 25 anos de existência. Um jornal criado por estudantes e distribuído gratuitamente por toda a Universidade do Porto. Desde a edição n.º 0 que o JUP cumpre o objetivo de informar a comunidade académica sobre a situação do ensino superior e outras questões de interesse para os estudantes.

Nuno Moniz, diretor do jornal desde janeiro de 2012, define o jornal como “um espaço de reflexão dentro do contexto académico e não uma reprodução daquilo que existe”. O estudante do Instituto Superior Engenharia do Porto (ISEP) começou a colaborar no JUP há três anos e abraçou o projeto desde o início. Atualmente, o jornal conta com cerca de 20 colaboradores das várias academias do Porto e com uma tiragem de 10 mil exemplares.

Para José Miranda, estudante de Sociologia da Faculdade de Letras da UP e editor de Sociedade do jornal, o JUP é uma instituição muito importante dentro da Universidade, por “estar isento de qualquer controlo político e meter o dedo na ferida sobre os temas da vida académica e da cidade”.

Novos desafios, novas oportunidades

Para celebrar o 25.º aniversário, o JUP tem planeado uma exposição com algumas das capas mais emblemáticas, além de outras iniciativas como a organização de conversas sobre jornalismo. Mas a debilidade financeira que o jornal atravessa faz com que o JUP celebre este aniversário “conforme aquilo que o orçamento permitir”. O jornal tem sofrido cortes do Instituto Português da Juventude e da Universidade do Porto, o que levou à necessidade de recorrer ainda mais à publicidade como meio de sustento. “O orçamento da UP é mesmo à medida. Dá para imprimir o jornal e mais nada”, esclarece Nuno Moniz.

Outro dos objetivos para este ano é a criação de um website. Apesar da aposta no digital já ser uma das ambições do JUP há alguns anos, o diretor afirma que é provável que nos próximos meses nasça um site que inclua todos os conteúdos que estão no jornal e aqueles que não têm espaço no papel. Além da importância de estar na Internet, as dificuldades financeiras também são uma razão para a criação do site. “Na perspetiva de um financiamento reduzido, é uma opção que estamos a prever”, refere Nuno Moniz, que garante já ter uma proposta para o design do site.

Novo grafismo fez renascer o JUP

No ano passado, o JUP adotou uma nova imagem gráfica, criada por Sérgio Alves. O estudante da Escola Superior de Artes e Design que já foi premiado internacionalmente acredita que o novo grafismo do JUP faz com que os estudantes queiram ler o jornal. “Houve uma altura em que o JUP era apenas mais uma coisa que estava pousada à entrada nas faculdades. Quando mudamos a imagem gráfica, a nossa missão foi tornar o JUP mais visível no meio académico”, afirma Sérgio Alves, que acredita que agora há mais gente atenta ao jornal. “Na minha faculdade, os cerca de 300 a 400 suplementos lá deixados desaparecem em dois dias”, garante.

Sérgio Alves acabou por se envolver no projeto e, além de trabalhar na parte gráfica, também trata da parte editorial. Criou ainda o “Parêntesis“, um suplemento cultural, e acredita que o jornal “vale tanto pelos seus conteúdos como pela imagem”.

O jovem designer salienta a importância do JUP também para aqueles que colaboram no projeto, onde escrevem algo que vai ser espalhado por toda a Universidade do Porto. Dá muito trabalho e às vezes é até um pouco desesperante, mas depois compensa sempre”, garante.