A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) quer dispensar entre 150 a 190 funcionários este ano, “ao abrigo de rescisões amigáveis, situações de invalidez ou reforma”, afirmou fonte oficial da empresa.

Após a reunião entre Conselho de Administração e Comissão de Trabalhadores (CT), na qual este foi um dos assuntos em discussão, fonte oficial da STCP garantiu, ao JPN, que os valores adiantados “são projeções do número de trabalhadores que poderão sair este ano” e “não são número reais”.

Por isso, o Conselho de Administração explicou à CT que não é possível avançar “com um número definitivo”. “Cada caso vai ter que ser estudado”, afirma a mesma fonte, pelo que não é possível determinar se “se irão concretizar” todas as rescisões. Assim, podem até ser menos do que o previsto, sendo que a STCP assegura que “mais nunca serão”, até porque “está ao abrigo da lei”.

No ano passado, o número de rescisões atingiu 61 trabalhadores. “46 rescindiram por mútuo acordo e 15 por extinção do posto de trabalho”, diz fonte da STCP, num processo que custou à empresa cerca de 2,9 milhões de euros. Registou-se, ainda, a reforma de 105 funcionários e a saída de sete trabalhadores por termo de contrato.

No final de 2011, a transportadora registou menos 178 trabalhadores no quadro da empresa em relação ao mesmo período do ano anterior.