F.C. Porto e Nacional da Madeira abriram a jornada na sexta-feira. O líder foi à Choupana vencer os madeirenses por 2-0, mas o resultado foi melhor do que a exibição. Num jogo em que o Nacional deu muita luta, o campeão nacional chegou à vantagem através de um golo fortuito de Janko, após ação disparatada de Moreno. O Nacional foi respondendo por Mateus e Rondón, mas Hélton venceu todos os duelos com intervenções de grande nível. O lateral Alex Sandro acabaria por “matar” o jogo já depois do minuto 90, na recarga a remate de James Rodríguez. O F.C. Porto mantém assim 1 ponto de vantagem sobre Benfica e Sp. Braga.

Também na sexta-feira, o Benfica recebeu e venceu o Beira-Mar por 3-1, mantendo-se no segundo lugar do campeonato. As “águias” dominaram o encontro, traduzindo a sua superioridade aos 26 minutos, com Witsel (adaptado a lateral direito) a cruzar para Cardozo finalizar sem oposição. Ainda antes do intervalo, Gaitán fez o 2-0, após assistência de Cardozo. O avançado paraguaio acabaria por fazer o seu 18.º golo no campeonato logo no início da segunda parte, com Nélson Oliveira a assistir de calcanhar. Em cima do apito final, Cássio reduziu para os aveirenses, no seguimento de uma eficaz jogada de contra-ataque.

No sábado, o Sp. Braga foi a Santa Maria da Feira vencer a formação local por 4-1. Os bracarenses alcançaram a 12.º vitória consecutiva para o campeonato. A equipa orientada por Leonardo Jardim entrou forte no jogo, com Hélder Barbosa a inaugurar o marcador aos 5 minutos. O Feirense foi tentando responder, mas o jogo foi sempre dominado pelo Sp. Braga. Lima ampliou a vantagem aos 55 minutos e Mossoró fez o 3-0 logo depois. O golo da noite estava reservado para os 72 minutos, com Hugo Viana a rematar muito forte, de bola parada, para o 4-0. O Feirense ainda reduziu, por intermédio de Buval. O Braga continua empatado com o Benfica e a um ponto do líder F.C. Porto.

Sporting não aproveita o embalo e perde o 4.º lugar

No encerramento da jornada, o Sporting deslocou-se a Barcelos e saiu derrotado por 2-0. Os “leões” não aproveitaram a série positiva e entraram algo apáticos no jogo. O Gil Vicente marcou logo aos 12 minutos, num remate forte de Rodrigo Galo. O Sporting foi tentando responder, mas as equipas foram para o intervalo com 1-0 no marcador. Ricardo Sá Pinto mudou a tática para tentar inverter o resultado, mas seria o Gil Vicente a marcar de novo. Schaars tocou a bola com a mão fora da área, mas o árbitro Bruno Paixão assinalou penalty. Rui Patrício defendeu o remate de Cláudio, mas no seguimento da jogada foi assinalado novo penalty, por mão de João Pereira. Desta vez, o central goleador do Gil não falhou, e estabeleceu o resultado final. Nota para a expulsão de Schaars, aos 70 minutos.

Nos restantes encontros da jornada, empate a uma bola entre Vitória de Setúbal e Marítimo, o que permitiu aos insulares ascender ao 4.º lugar. Em Guimarães, o Vitória local e o Olhanense empataram 2-2. Os algarvios chegaram a estar a perder por 2-0, mas no espaço de um minuto reagiram, com golos de Dady e Wilson Eduardo. O Paços de Ferreira foi a Coimbra derrotar a a Académica por 1-0 e a União de Leiria venceu o Rio Ave também por 1-0, na estreia de José Dominguez no banco dos leirienses. A formação do Lis fugiu assim ao último lugar da tabela, entregue agora ao Feirense.