Nomes dos pais, morada, número de telemóvel, número de contribuinte e até o número das contas bancárias. 25 árbitros das ligas profissionais de futebol viram os seus dados pessoais publicados na Internet, depois de um ataque de um grupo de piratas informáticos. Publicada sob anonimato a partir de um endereço alojado em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, a lista estava online desde o dia 17 de março, contando com mais de 1500 visitas.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) já abriu um processo de averiguação, de forma a perceber como é que os piratas chegaram à informação e onde é que esta estava disponível. Em declarações à Agência Lusa, Clara Guerra, da CNPD, disse ser necessário “apurar se existiu acesso exterior à base de dados ou fuga de informação”.

A página deixou de estar disponível na tarde desta quarta-feira.

Árbitros já foram incomodados

Gustavo Sousa, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), admitiu à Agência Lusa que alguns árbitros já receberam ameaças através de telefonemas anónimos. “Não se compreende que, para denegrir a imagem da arbitragem, se esteja a recorrer a estes métodos”, declara. Já o presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Vítor Pereira, repudia o uso e publicação desta informação, realçando que “coloca em causa os mais básicos direitos de cidadania”.

Tanto a APAF como a Comissão de Arbitragem já apresentaram queixa às autoridades competentes e reiteram total apoio aos árbitros. Segundo avança o Diário de Notícias, as páginas com os dados dos árbitros Bruno Paixão e Pedro Proença foram as mais visitadas.