A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto está As faculdades de Engenharia, Economia e Ciências da Universidade do Porto (UP) estão a desenvolver uma aplicação que visa facilitar a vida dos motoristas de táxi.

“O projeto está numa fase em que pretende prever a procura de táxis para a próxima meia hora, ou seja, quantos táxis vão ser pedidos, quer na praça, quer via central”, explica Luís Matias, especialista em computação e inteligência artificial da FEUP, que está envolvido no projeto.

Baseada em padrões de consumo e regularidades semanais e com recurso a estudos estatísticos, a investigação pretende determinar qual a paragem mais proveitosa para os motoristas de táxi.

Além de fatores de decisão como menor tempo de espera para passageiros, serviços mais lucrativos, proximidade e relação distância/custo, episódios esporádicos que possam influenciar a procura – como jogos de futebol ou greves de transportes – vão ser tidos em conta.

“Há modelos estatísticos que, através da análise de dados históricos, nos permitem determinar a procura”, refere o investigador. O programa só faz previsões para 30 minutos e, “através da informação apreendida nesse período, prevê a próxima meia hora. Tudo em tempo real”, acrescenta.

Recomendações no painel de bordo

Numa segunda fase, o projeto, desenvolvido em parceria com as empresas Geolink, Ndrive e Raditaxi, vai disponibilizar um sistema de recomendação no painel de bordo dos veículos. “Os taxistas deixam o passageiro e o painel de bordo faz uma recomendação: dirija-se a determinada paragem”, concretiza Luís Matias.

Para o investigador, o modelo de previsão é a componente mais importante a desenvolver, uma vez que nas 63 estações de táxi da cidade do Porto, os motoristas de táxi “seguem o senso comum e a esmagadora maioria não decide da melhor forma e acabam por perder serviço, quer para companhias concorrentes ou para outros meios de transporte”, afirma o docente da FEUP.

Uma dessas paragens é a dos Clérigos. Sentado dentro do carro, no quarto lugar da fila, o condutor do táxi n.º 655, prefere confiar no seu instinto e nos clientes habituais. Considera que a aplicação da FEUP não traz qualquer vantagem para o exercício da profissão. “O nosso sistema já é suficientemente avançado. Não precisamos disso”, justifica.

Já Alexandre Guimarães, há 25 anos atrás do volante de um táxi, vê a ideia com bons olhos. “Não sabia disso e acho que vai ser vantajoso, mas também é preciso ver que há clientes que ligam e depois desistem”, adverte.

Advertências à parte, o motorista refere que “se estivesse nas Antas, por exemplo, e soubesse que, daí a 15 minutos, ia cair um serviço, ia ser bom”. “Mas fora da cidade, é ainda mais vantajoso”, conclui.

Para quando a aplicação?

Embora não se possa falar em datas concretas, Luís Matias estima que o sistema de previsão vai estar pronto em setembro. Quanto à produção do software, vai ser construída uma versão de teste para aferir a reação dos motoristas de táxi à aplicação, que deverá estar disponível no final de 2012.

A nova aplicação desenvolvida pela FEUP vai ser totalmente gratuita para as companhias de táxi, por se tratar de uma vai ser disponibilizada às companhias de táxi através de uma atualização do programa informático de geoposicionamento Geolink.

Artigo atualizado no dia 28 de março às 19h58 em “Táxis: Nova aplicação permite saber onde estão os passageiros