A terceira conferência do ciclo “Media and Elections” recebeu Toril Aalberg, da Norwegian University of Science and Technology (NTNU), em Trondheim. Em discussão no pólo do Curso de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da UP, estiveram dois temas distintos : “Como os média informam a democracia” e “O papel dos média nas campanhas eleitorais”.

Toril Aalberg desenvolveu um estudo que incide sobre seis países, divididos em três pares: Estados Unidos da América e Reino Unido; Suécia e Noruega; e Holanda e Bélgica. Toril Aalberg analisou, por exemplo, as diferenças no tempo reservado para as notícias entre canais públicos e comerciais e o horário em que os noticiários transmitiam. Foi também avaliado, através de inquérito, o nível de conhecimento de uma amostra de cidadãos de cada um dos países.

A conclusão a retirar do estudo é que a maneira como uma nação organiza o seu sistema mediático, especialmente o televisivo, influencia diretamente o conteúdo e o consumo das notícias. Além disso, o estudo permite perceber a maneira como as diferenças no fluxo noticioso influenciam o quê e quanto os cidadãos sabem.

No que toca ao “papel dos média nas campanhas eleitorais”, a norueguesa apresentou vários números para ilustrar a maneira como os media foram ganhando cada vez mais influência no processo eleitoral. A principal conclusão desta análise é que, cada vez mais, os média têm tendência a noticiar a polémica e os jogos de bastidores, deixando os problemas sociais e económicos em segundo plano.

Toril Aalberg é uma das mais reputadas académicas da área. A norueguesa conta com várias públicações, entre as quais sete livros, 33 capítulos de livros e mais de 30 artigos em publicações científicas. Atualmente, é docente e investigadora na NTNU – Trondheim, e mantém ligações com universidades de renome, como a de Stanford, na Califórnia, e a Trinity College, em Londres.

O ciclo de conferências organizado pelo Núcleo de Investigação de Comunicação termina no dia 27 de março, com a presença de Daniel Jackson, da Bournemouth University.