O Tek Robotic Mobilisation Device (Tek RMD) é um dispositivo robótico, desenvolvido por uma empresa turca. O aparelho pode ser uma alternativa mais prática à cadeira de rodas e permite aos paraplégicos moverem-se e segurarem-se de pé sem a ajuda de outra pessoa.

O Tek RMD é controlado à distância por comando e apresenta um design inovador. Ao contrário da cadeira de rodas, o utilizador entra pela traseira do dispositivo, evitando, assim, um movimento potencialmente perigoso e difícil. Mas não é tudo. O Tek RMD tem ainda um sistema de suspensão que equilibra o peso da pessoa, ajudando-a a ficar de pé.

Outra vantagem do dispositivo prende-se com as suas dimensões. Uma vez que é compacto, facilita a passagem em lugares estreitos ou muito movimentados e não exige a ida a sítios especiais, como casas-de-banho para deficientes motores.

Também do ponto de vista médico, o dispositivo traz benefícios. Com efeito, ao poder estar de pé, o utilizador tem menos preponderância para sofrer coágulos sanguíneos, pressão arterial e problemas nos rins, doenças causadas por se estar sentado demasiado tempo. Além disso, o dispositivo pode ser útil em termos psicológicos, uma vez que é possível falar com outra pessoa no mesmo plano.

O Tek RMD ainda se encontra em fase de ensaios clínicos mas já foi experimentado por Yusuf Adturkoglu, um jovem paralisado da cintura para baixo. No vídeo disponilizado no site oficial do dispositivo, pode ver-se o jovem a movimentar-se autonomamente. Sozinho e sem ajuda, o jovem consegue levantar-se da cama, fazer compras, conviver socialmente e realizar tarefas domésticas, trazendo uma perspetiva mais otimista e independente aos que sofrem de paraplegia.