O Pólo Zero da Federação Académica do Porto (FAP) (FAP) está em desenvolvimento na Praça de Lisboa, no “diamante da cidade”, segundo Cláudio Carvalho, vice-presidente da federação. Entre pontos atrativos da cidade como a reitoria da Universidade do Porto, a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello, o novo pólo promete levar os estudantes até ao centro. No espaço cedido pela Câmara Municipal do Porto (CMP), o novo pólo ocupa uma ampla parte do edifício em construção.

O novo projeto permitirá auxiliar os estudantes “nas áreas de que eles mais carecem em infraestruturas”, destaca Cláudio Carvalho. Este investimento só é possível graças ao apoio das verbas da própria FAP, assim como de instituições de ensino superior e de outras entidades que têm vindo a ser parceiras da Federação.

A FAP chegou a criar um concurso de ideias onde os estudantes tiveram a possibilidade de expressar os seus desejos relativamente ao que gostariam de ter neste novo espaço. A federação pretende analisar as propostas e enquadrá-las no projeto que está em construção.

“Esta é a porta da FAP para a cidade”, garante Cláudio, o que não exclui a sede do Campo Alegre ao acesso dos estudantes, uma vez que continuará em funcionamento.