A ideia e o modelo de negócios está a ser desenvolvido há cerca de quatro anos, mas a criação do site YouClient só está a ser feita desde outubro de 2010, em Portugal e por portugueses. O site foi lançado oficialmente a 13 de março mas já conta com mais de 700 utilizadores e mais de dois mil “spots” registados. O YouClient é o espaço online onde se podem encontrar e partilhar opiniões e experiências sobre todo o tipo de locais e serviços de qualquer sítio do mundo, os chamados “spots”.

De acordo com Filipa Silva, cofundadora do YouClient, “alguns utilizadores já estavam registados antes” da entrada em utilização do site, porque foram “as pessoas que ajudaram a fazer os testes antes do lançamento”. Ainda assim, “todos os dias tem-se registado 5 a 10 pessoas” a aderirem ao novo site.

Através do YouClient, o utilizador pode descobrir o que as outras pessoas falam sobre os sítios e/ou serviços que já conhece ou quer conhecer. E pao permitir a criação de “spots” com origem em qualquer parte do mundo, possibilita, também, o acesso a opiniões vindas dos quatro cantos do planeta.

Para tal, basta criar um “spot” e acrescentar a descrição do local ou serviço e a sua localização no mapa, através da integração com o Google Maps. A partir daí, qualquer utilizador registado pode acrescentar “reviews”, ou seja, comentários sobre o local ou serviço que o utilizador considera importante. No YouClient há, ainda, a possibilidade de classificar o “spot” de 0 a 5 estrelas.

O serviço é gratuito, mas exige a identificação e registo para os utilizadores que queiram ser participantes ativos na partilha de conhecimentos. Por este motivo, existe um “nível de perfil” que classifica o utilizador de acordo com o grau de utilização: destaca os utilizadores mais frequentes através dos vários “reviews”, da rede de amigos e dos “spots” criados. Os utilizadores com que cumpram estes requisitos são, também, os utilizadores considerados como os “mais fiáveis”.

Integrar os futuros “fundadores” no modelo de negócio

A Filipa Silva e o Hugo Janes são os criadores do site YouClient, que tem como método de financiamento o crowdfunding (financiamento pela comunidade), pois até ao momento tem “sido desenvolvido através de financiamento próprio”. Até agora, os mentores dão a possibilidade a 500 utilizadores “que acreditem no projeto” de se tornarem “fundadores”. Um “fundador” tem como obrigação contribuir com 20 euros, escrever 20 “reviews” e inscrever 10 “spots” nos primeiros três meses, bem como uma “review” mensal a partir do quarto mês. Como contrapartida, ao final de cada ano, 5% das receitas do YouClient serão distribuídas pelos 500 “fundadores”.

Ainda das receitas obtidas, 10% vão ser doadas a Organizações Não Governamentais (ONG’s) de todo o mundo. O projeto YouClient destaca-se também pela preocupação ecológica. Os “spots” amigos do ambiente são marcados com um selo verde, pela sua preocupação sustentável.

Com o objetivo de estender a utilização deste site às plataformas móveis como o Android e o iPhone, as receitas do site serão asseguradas não só pelos serviços contratados pelos donos dos “spots” presentes no YouClient, como pela publicidade a integrar nestas aplicações móveis.

Para já, os criadores do YouClient vão estabelecendo metas para o futuro. No espaço de um ano, esperam “chegar aos 50 mil utilizadores” e conquistar financiamento “para continuar o desenvolvimento do site”, que nos próximos tempos se espera estar disponível em outras línguas além do português.