O Benfica perdeu com o Chelsea, em casa, por uma bola a zero, e complica as contas do apuramento para a meia-final da "Champions". A equipa de Jorge Jesus vai jogar tudo em Londres, na próxima semana.

O Benfica sofreu, esta terça-feira, a primeira derrota da época na Luz em jogos das competições europeias, ao perder por 0-1 com o Chelsea. Um golo solitário de Kalou, aos 75 minutos, deu uma vantagem importante aos ingleses na eliminatória. Os encarnados têm agora a difícil tarefa de vencer em Londres, no jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, para poderem continuar com o sonho europeu.

Ambas as equipas iniciaram o jogo de forma contida, tentando aproveitar os erros do adversário sem arriscar muito no caminho. Jorge Jesus apostou em Aimar a deambular no meio campo dos londrinos, logo atrás de Cardozo, tentando aproveitar eventuais espaços cedidos pela defesa dos “blues”. Foi o que aconteceu aos 19 minutos. Cardozo surgiu nas costas de Terry mas, frente a Petr Cech, desperdiçou uma das melhores oportunidades da partida, rematando ao lado da baliza.

A maior debilidade encontrava-se no lado esquerdo da defesa encarnada. Emerson demonstrava mais uma vez uma falta de qualidade evidente, ainda para mais frente a jogadores como Torres, Kalou ou Ramires. Foi mesmo o brasileiro, antigo jogador do Benfica, quem mais aproveitou as deficiências do lateral esquerdo, o que viria a culminar no lance que deu origem ao único golo da partida.

Até ao intervalo, o jogo manteve-se equilibrado. Torres e Meireles ainda tentaram fazer o gosto ao pé, mas sem consequências. A segunda parte abriu com a melhor oportunidade de golo para o Benfica. Cardozo remata mas David Luiz corta a bola praticamente em cima da linha de golo, evitando que o paraguaio desse vantagem à equipa da Luz. A partir daqui, o Benfica acelerou o jogo, procurando chegar ao golo. Arriscava mais, tinha mais bola, mas não acertava na hora de fnalizar.

Aos 60 minutos, o lance mais polémico da partida. Maxi Pereira tenta cruzar a bola para a área, com Terry a cortar a bola com a mão direita. Mal o italiano Paolo Tagliavento, ao não assinalar grande penalidade. Na jogada seguinte, Cech lançou Mata, que depois de passar por Artur, enviou a bola ao poste. O aviso estava feito. Jardel aindou cabeceou com perigo aos 67 minutos, mas Cech voltou a mostrar-se seguro. Logo de seguida, Jesus tentou agitar o jogo com as entradas de Rodrigo e Matic, que substituíram Bruno César e Aimar, respetivamente.

Mas as substituições apenas serviram para desequilibrar a partida a favor dos londrinos, “matando” o ímpeto encarnado que se verificava até então. Aos 75 minutos de jogo, num lance em que Emerson volta a ficar mal na figura, Torres assistiu Kalou, que, ao encostar a bola para a baliza, fez o único golo da partida.

Até ao fim, o Benfica não voltou a encontrar-se, com o Chelsea a conseguir baixar o ritmo a seu gosto. Os encarnados perdem assim uma bela oportunidade de conseguirem vantagem na eliminatória, num jogo em que mereciam mais sorte. A segunda-mão dos “quartos” joga-se daqui a uma semana, dia 4 de abril, em Stamford Bridge. O Benfica precisa de marcar pelo menos dois golos para chegar às meias-finais, num jogo que vai exigir uma equipa forte, concentrada e, possivelmente, sem Emerson.