Printechnologics é o nome da empresa alemã que criou uma tinta eletrónica que pode ser aplicada a qualquer produto ou embalagem e depois reconhecida por dispositivos com “touchscreen” (ecrã tátil), como “tablets” ou smartphones. A tinta inclui um código eletrónico personalizado embutido que, quando colocado em contacto com o ecrã capacitivo do telemóvel ou tablet é capaz de transmitir informação para o dispositivo. Esta informação pode ser de vários tipos, desde endereços de sites, a vídeos, fotos ou arquivos de áudio.

Esta “aplicação” permite que códigos transparentes sejam impressos em papel, de modo a que, por exemplo, quando um telemóvel toca na tinta possam acontecer coisas como a embalagem de um alimento ter ligação a um site de receitas ou um brinquedo levar-nos a um jogo online. Esta tecnologia difere dos códigos QR por não necessitar de utilizar a aplicação da câmara para interpretar o código impresso e por não necessitar de marcações visíveis. Com este Touchcode, o design do objeto não sofre alterações e não é preciso dedicar nenhum espaço em específico a este código.

O Touchcode pretende não só ser rentável como fácil de implementar por permitir que os locais de impressão possam licenciar a tecnologia e facilmente implementar esta tinta eletrónica nas suas publicações sem custos adicionais elevados. A empresa responsável pelo Touchcode garante ainda que a tinta é 100% reciclável.

O Touchcode não é visível para o utilizador, pois vai escondido debaixo de uma camada de cor ou entre o papel. Para ler o código presente nesta tinta basta que os dispositivos tenham uma aplicação capaz de ler os códigos embutidos nos objetos. Esta mesma aplicação também é capaz de ler os códigos QR.

Na Europa, o sistema já foi implementado pela revista alemã Iconist ao incluir um cartão de visita numa edição recente que, quando era colocado no ecrã do dispositivo touchscreen, permitia o download gratuito de uma edição digital.