A “Hora do Planeta” é um evento anual, organizado pela organização WWF, e nasceu em 2007, na cidade de Sydney. Atualmente, tem uma dimensão global e, em Portugal, vai acontecer pelo quarto ano consecutivo.

A responsável pelo gabinete de comunicação e angariação de fundos da WWF em Portugal, Ângela Morgado, afirma que “indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligar as suas luzes” para dar o seu apoio “à ação ambientalmente sustentável”. Por isso, esta é uma “iniciativa simbólica” que pretende “inspirar pessoas em todo o mundo a fazer mais pelo planeta”.

Ainda assim, apagar as luzes não é a única forma de se envolver na iniciativa. O desafio é ir mais além e levar as pessoas não só a “comprometer-se com ações sustentáveis no seu dia-a-dia”, como também desafiar os “amigos a fazer o mesmo”, diz a responsável. “Quando agimos juntos podemos fazer algo de poderoso pelo nosso planeta”, afirma. Ângela Morgado acredita, portanto, que “pequenos gestos podem, de facto, fazer a “diferença”.

Por isso, foi criada a campanha “Eu faço se tu fizeres” (I will if you will). Através do Youtube, é possível partilhar “um compromisso pessoal com o mundo”, afirma a responsável. Respondendo à questão “o que estás disposto a fazer para salvar o planeta?”, cada um pode fazer, diretamente na plataforma, “os seus próprios compromissos e desafiar amigos, vizinhos, colegas e familiares para fazerem os seus próprios desafios”.

Até esta segunda-feira, 26 de março, já 72 municípios portugueses se tinham comprometido a participar na “Hora do Planeta 2012”. Ainda assim, Ângela Morgado tem a certeza que, no sábado, “serão mais”. A responsável acrescenta que o objetivo é que este número ultrapasse os 100. A cidade do Porto ainda não confirmou a adesão ao movimento.

Em 2011, a iniciativa envolveu 135 países e 5251 cidades, “incluindo o apagar das luzes nos mais reconhecidos ícones e belezas naturais de todo o mundo”, destaca Ângela Morgado. Anualmente, os números de adesão têm vindo a superar os das edições anteriores, estabelecendo-se, portanto, “recordes de participação”, afirma.

A “Hora do Planeta” acontece este sábado, 31 de março, entre as 20h30 e as 21h30 e, durante essa hora, pretende deixar o mundo às escuras em prol do ambiente.