A marca Illustrart pegou nos pregões característicos do norte e deu-lhes um nome: “Porto Sentido”. As tradições portuguesas ganham aqui um espaço de renovação e de homenagem.

“Um fino fáchabor!”, “oube lá” e “Eii.. bai-me à loja” são algumas das muitas expressões típicas da cidade Invicta que Isabel Coelho e Ana Soares destacam nas suas peças. A marca Illustrart surgiu há um ano e as peças têm tido cada vez mais procura. “Há frases que uma pessoa não se lembra mas, quando as vê, associa ao que a avó ou a vizinha dizia”, diz Isabel Coelho.

Estudou engenharia química, mas eram a pintura e a ilustração que lhe despertavam maior interesse. Em 2004 seguiu para a Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e conheceu Ana Soares, no 2.º ano do curso, com quem estabelece uma parceria desde abril de 2011 na elaboração e venda de peças.

Em março de 2011, em consequência do convite de participação no evento das Feiras Francas, no Palácio das Artes, cujo tema era “Tripas Coração“, associado à cidade do Porto, Isabel Coelho desenvolve uma coleção totalmente dedicada à Invicta. “Foi daí que surgiu esta ideia” e a inspiração do nome da coleção “Porto Sentido” nasce “na música do Rui Veloso”, diz.

As t-shirts, com ilustrações e pregões do norte, os postais da cidade, os vasos, os alfinetes de peito e os blocos de notas levam um pouco da alma portuense ao número 415 da rua do Almada, na loja “Retrato do que Vejo”, no centro do Porto. “Sempre quis fazer coisas relacionadas com o meu país e tentar vingar cá dentro”, afirma Isabel Coelho. A designer destaca a facilidade em “pegar no que é nosso” pelo contacto muito mais “familiarizado com as tradições portuguesas” e considera mais fácil adquirir, em Portugal, “um nicho de mercado e um público fiel”.

“Porto Sentido”, produto oficial da Invicta

A Illustrart levou o nome mais longe quando viu os seus artigos considerados um produto oficial da cidade. “Os cadernos já estão em várias lojas” e as t-shirts estão à venda nos postos de turismo do Porto. A oportunidade surgiu através da participação de Isabel Coelho nas Feiras Francas, quando “a gestora da fundação” deu o contacto à entidade encarregue pela venda dos produtos nos postos de turismo. Mas afirma que há uma vontade de “crescer ainda mais”.

Atualmente, as designers estão a trabalhar no desenvolvimento de uma coleção apenas dedicada a turistas. Com a escolha do Porto como melhor destino turístico europeu, Isabel Coelho afirma que espera ter ainda mais procura por parte dos turistas que compram peças dedicadas à cidade. “Estamos com previsões também de fazer uma coleção têxtil, uma linha de padrões que depois possam ser aplicados quer em roupa, quer em carteiras”, sempre com uma relação “com as tradições, não só do Porto, mas também os lenços dos namorados, o fado, os poetas portugueses, as coisas mais vincadamente portuguesas”.

Do Porto para Braga 2012 e Lisboa

O sucesso da marca e da coleção “Porto Sentido” levaram a que Isabel e Ana não se dedicassem apenas às expressões e características portuenses e tivessem que alterar o processo de fabrico para serigrafia, pelo grande número de encomendas de t-shirts. A cidade de Braga já tem também t-shirts com as expressões típicas, um convite que as designers da Illustrart desde logo aceitaram. O convite para o projeto de merchandising Braga 2012 Capital Europeia da Juventude (CEJ) foi aceite, mas envolveu alguma pesquisa “entre amigos” e em contacto “com pessoas que moravam em Braga”. As t-shirts estão à venda desde dezembro na loja oficial da CEJ 2012 e “estão a ter sucesso”.

A marca também já partiu para Lisboa, para a qual já foi feita uma coleção. As designers começaram com venda de peças em apenas uma loja, mas entretanto já levaram a coleção a mais três espaços na capital.

“Acho que as pessoas acham piada porque são coisas que em alguma altura da vida delas já ouviram e traz sempre recordações”, diz Isabel. A Illustrart e as t-shirts “Bibó Puorto“, que se alastram agora a outras áreas do país com novos dizeres populares, levam a tradição para mais perto dos portugueses.