Depois de ter deixado para trás o Manchester City, o Sporting joga hoje, quinta-feira, a 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Pela frente, os leões vão ter o Metalist da Ucrânia, que detém o título de melhor ataque do torneio europeu.

Apesar de uma época complicada, o Sporting tem somado excelentes resultados na Liga Europa. Depois de ter eliminado os “citizens”, um dos principais favoritos a vencer o torneio, a equipa de Alvalade é encarada como uma das candidatas a levantar o troféu, na final de Bucareste. O jogo desta noite vai ser em Lisboa e a turma de Sá Pinto espera manter a baliza de Rui Patrício inviolável em jogos caseiros na Liga Europa, um feito que perdura desde setembro.

Na conferência de imprensa de quarta-feira, Ricardo Sá Pinto, treinador do Sporting, mostrou-se cauteloso quanto ao Melatilist e não acredita que “haja excesso de confiança” por parte dos seus jogadores. “Conhecemos bem o adversário, sabemos que tem qualidade, capacidade, fez uma fase de grupos exemplar. Da nossa parte, a forma de abordar o jogo será a mesma de sempre, com seriedade, rigor e vontade de o ganhar”, afirmou.

O timoneiro dos leões recusa assumir o favoritismo e acrescentou que não vê qualquer ponto fraco na equipa ucraniana, que já contabiliza 25 golos na Liga Europa. “Uma equipa que chegou aos quartos-de-final sendo quase sempre superior, e que é forte em todos os seus sectores, é um adversário difícil”, disse Sá Pinto.

Sul-americanos do Metalist podem supreender

O Metalist encontra-se no 3.º lugar do campeonato ucraniano. No seu percurso pela Liga Europa, a equipa de Leste acabou em primeiro lugar no Grupo G, ficando à frente do AZ Alkmaar e deixando para trás o Áustria de Viena e o Malmö. Nos oitavos-de-final, derrotou o Olympiakos, nos últimos minutos do jogo da segunda mão, depois de ter perdido em casa com os gregos.

A equipa apresenta maioritariamente jogadores ucranianos, mas também conta com muitos argentinos e brasileiros, sobretudo no ataque, que podem vir a causar estragos na defesa leonina.

O árbitro escolhido para a partida é o alemão Wolfgang Stark, que nunca apitou nenhum jogo da equipa de Alvalade. Hoje também são disputados os outros três jogos da primeira mão do quartos-de-final. Atlético de Madrid recebe o Hannover, o AZ Alkmaar joga com o Valência e o Schalke 04 enfrenta o Atlético de Bilbao. Todas as partidas têm início às 20h05.