A “Mobilidade, o Empreendedorismo, a Educação e Formação” estiveram em debate em mais um seminário regional do Livro Branco da Juventude. Organizado pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), contou com as presenças do assessor do Parlamento Europpeu, Pedro Soares, do economista Jorge Soares, do mestre em psicologia da Universidade Católica do Porto, José Pedro Amorim e, ainda, de Maria Geraldes, a diretora geral da Fundação da Juventude.

Ontem, quarta-feira, o Porto recebeu o segundo seminário da iniciativa Livro Branco da Juventude que arrancou, oficialmente, a 2 de novembro do ano passado. “É um projeto que compreende 3 fases. O objetivo é ouvir e recolher os contributos dos jovens críticos, as ideias e as propostas para o futuro da juventude portuguesa nas várias áreas e políticas quotidianas”, explica o assessor do secretário de estado do desporto e juventude, André Pardal.

Ao JPN, André Pardal garante que o objetivo é que este livro branco passe a estar escrito com as sugestões dos mais novos para que, numa outra fase, “seja entregue ao Presidente da República, à Assembleia e à Comissão Europeia, ao estilo dos livros brancos que se fazem a nível europeu”. Até ao momento, mais de 140 jovens já contribuíram para este projeto através da recolha de opiniões na Internet. Os seminários regionais arrancaram a 22 de março em Lisboa e passaram ontem, quarta-feira, pela Fundação da Juventude, no Porto.

Ao longo da tarde, a mobilidade e o empreendedorismo jovem estive em discussão. O Assessor do Parlamento Europeu, Pedro Soares garantiu que “os estados-membros devem fomentar o intercâmbio dos jovens”. O assessor do eurodeputado José Manuel Fernandes disse que o “ponto-chave” é informar os jovens sobre as oportunidades que existem além-fronteiras.

José Pedro Amorim, mestre em psicologia da Universidade Católica do Porto, fala sobre Educação e Formação, não esqueceu que “o tempo para estudar é necessário”. Mas Jorge Dinis, economista, gestor e consultor de empresas, lembrou que o “empreendedorismo é inovação”. No final, lançou um desafio aos mais novos: ” “despede-te e cria a tua própria empresa”.

A última sessão do projeto do Livro Branco da Juventude acontece a 17 de maio, em Lisboa