A iniciativa que promove o empreendedorismo e ajuda os jovens a transformar as ideias em negócio celebra, este ano, a 4.ª edição. As inscrições já estão abertas e o prazo termina a 6 de maio. Os interessados em participar podem inscrever-se através da plataforma online Prémio Nacional Indústrias Criativas.

O objetivo do prémio é dinamizar projetos nacionais e promover a criatividade dos jovens na área das indústrias criativas. Todas as pessoas com mais de 18 anos e pequenas e micro empresas portuguesas podem inscrever-se no evento. Dos candidatos vão ser escolhidos dez projetos finalistas.

Numa fase mais avançada, as empresas e instituições que fazem parte da iniciativa ajudam os finalistas a preparar um plano de negócios que vai ser, posteriormente, apresentado ao júri e a um grupo de potenciais investidores. A avaliação vai ter em conta critérios como a inovação, a viabilidade financeira e o nível de empregabilidade. Além da concretização do projeto há ainda 25 mil euros para serem entregues ao vencedor.

Uma das novidades da edição deste ano é a parceria com a Unicer, que se junta à Fundação Serralves. Além da participação destes organismos, o evento conta ainda com a participação das universidades do Porto e Católica, da Agência de Inovação, da Associação Nacional de Jovens Empresários, da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), entre outros.

O projeto vencedor da edição 2011 foi o Hole 19, um portal sobre o mundo do golfe. Em 2010, este prémio foi atribuído ao Canal 180.